Institucional

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, formada por empresas associadas, organizações governamentais e não-governamentais, entidades de representação empresarial e de trabalhadores, instituições técnico-científicas, universidades e cidadãos. É resultado da mobilização nacional pelo desenvolvimento da qualidade, da produtividade e da inovação no Brasil.

Nasceu com o objetivo de assegurar vantagens competitivas para a inserção internacional dos diversos segmentos produtivos do País, na perspectiva de um desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Foi criado em 1995 através de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os governos do Brasil e do Japão. Esse Acordo permitiu a capacitação e o desenvolvimento técnico e científico do IBQP em conceitos, métodos e técnicas modernas e inovadoras, relativas à gestão empresarial voltada para o aumento da produtividade e da competitividade.

A partir de 12 de dezembro de 2002, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade foi reconhecido pelo Governo Federal – de acordo com a Lei 9790/99 – como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o que permite a assinatura de Termos de Parceria com organizações públicas para o desenvolvimento de projetos específicos.

Missão

Promover a excelência em gestão, a produtividade, o empreendedorismo e a inovação nas organizações privadas e públicas.

Visão

Ser referência internacional em soluções integradas para o desenvolvimento sustentável, excelência em gestão, empreendedorismo e inovação.

  Copyright © IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade 2024