IDMPE

O IDMPE é uma ferramenta de apoio na tomada de decisões a qualquer pessoa que esteja disposto a conhecer o ambiente competitivo e empresarial de seu município.

Criado em 2006, O Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa surgiu em uma parceria entre o IBQP e o Sebrae/PR e vem sendo realizado anualmente este levantamento.

Composto por indicadores como o Índice de Desenvolvimento Empresarial (IDE), o Índice de Desenvolvimento do Mercado Consumidor Local; e o Índice de Desenvolvimento do Ambiente Institucional (IDI), o IDMPE é um aliado inovador do desenvolvimento, fruto da analise e cruzamento de dados.

O objetivo geral do ID-MPE é prover o diagnóstico e monitoramento do Ambiente Institucional e Empresarial dos Estados e Municípios, que favoreça o desenvolvimento local com base nas Micro e Pequenas Empresas, por meio de um índice sintético para medir e captar a melhoria do ambiente de negócios, com vistas a subsidiar o Programa de Desenvolvimento Local com base na Lei Geral da MPE.

· Medir, classificar e captar a melhoria do ambiente de negócios de cada município;

· Subsidiar o Programa de Desenvolvimento Local com base na Lei Geral da MPE;

· A Lei Geral tem como propósito o incentivo à criação, manutenção, regulamentação e expansão das MPEs. Para isso prevê instrumentos de inclusão e formalização de pequenos negócios, de simplificação e desoneração tributária, de estímulo ao crédito e à capitalização, de associativismo e representatividade, de ampliação de mercado pelas compras governamentais, de acesso à inovação, ou seja, tornar o ambiente mais favorável aos pequenos negócios.

Rua Dr. Correa Coelho, 741 - Jd. Botânico - Curitiba - PR    41 3264-2246 . 41 3264-2270     Copyright © IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade

ico-webmail