Sobre

O Movimento Paraná Competitivo (MPC) é uma rede formada por organizações que compartilham informações e experiências nas áreas da Qualidade, Produtividade e Competitividade, melhorando assim sua capacidade de prosperar de forma sustentável e a qualidade de vida da população.

O desafio do MPC é desdobrar no Paraná as ações estabelecidas em âmbito nacional, alinhadas aos propósitos do Governo Estadual e às peculiaridades da economia paranaense.

Dessa forma, a atuação do MPC ganha um caráter estratégico, em razão de seus objetivos estarem voltados a todos os segmentos da sociedade: aos cidadãos porque visa à melhoria na qualidade de vida; ao setor produtivo, pelo aumento da competitividade, e ao poder público, porque este tem como retorno os frutos gerados em todo esse processo – geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O Movimento Paraná Competitivo (MPC) foi instituído no ano de 2003, pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com a atribuição de coordenar no Paraná os programas relacionados à qualidade e produtividade que foram estabelecidos em âmbito nacional pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O MPC baseia seus processos no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), formulado pela FNQ.

Dentre suas principais atribuições, o MPC é responsável pela organização dos ciclos de premiação do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil – Etapa Paraná), e do Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (PPrQG). Atrelado à organização desses prêmios, está a prospecção de avaliadores e examinadores, bem como de organizações apoiadoras, buscando através dessas práticas a disseminação da qualidade de gestão em meio às empresas paranaenses.

Missão:

Mobilizar, capacitar e reconhecer as organizações, promovendo a excelência da gestão empresarial, contribuindo para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Visão:

Consolidar-se como o principal movimento em prol da excelência da gestão das organizações paranaenses, até 2016.

Valores:

  • Conduta ética;
  • Respeito e valorização das pessoas;
  • Formação de times de alto desempenho;
  • Gestão compartilhada;
  • Comprometimento com os padrões de excelência;
  • Aprendizado e melhoria continua;
  • Fortalecimento de parcerias e atuação em rede.

  Copyright © IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade 2024