Objetivos

Considerada como a mais abrangente pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, o Global Entrepreneurship Monitor – GEM – é executado no Brasil desde o ano 2000 pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP.

Os resultados da pesquisa e seus estudos derivados vêm propiciando que, de forma comparativa, os diversos países envolvidos nas pesquisas – até hoje mais de 60 (o que representa aproximadamente 90% do PIB mundial e dois terços da população mundial) –, possam formular e avaliar suas políticas e programas baseados em dados concretos. Na esfera Internacional, o GEM, atualmente administrado por uma holdingGlobal Entrepreneurship Research Association (GERA), fortemente ligada a suas duas instituições fundadoras, London Business School (Londres) e Babson College (Boston), vem se aprimorando continuamente. Uma estrutura mais profissional e completa de governança foi constituída, bem como a equipe de gestão da pesquisa propriamente dita foi reforçada tecnicamente. Relações Internacionais com outros órgãos de pesquisa e organismos internacionais foram firmadas, posicionando o GEM em um importante espaço de influência no cenário mundial no que diz respeito à produção e divulgação de informações sobre os processos de criação e gestão de novos negócios no mundo.  O GEM amplia sua proposta e ascende do patamar de simples pesquisa para se tornar o fórum global do pensamento, pesquisa e ação no ambiente do empreendedorismo.

Esse movimento internacional reflete-se não apenas nos procedimentos, ferramentas e análises da pesquisa, proporcionando maior robustez e confiabilidade aos conteúdos gerados, mas também nas iniciativas e dinâmicas das organizações que coordenam o GEM nos países.

No Brasil, o GEM tem constituído uma rica base de dados e análises, cuja capacidade de descrição e avaliação das tendências do comportamento deste fenômeno no País tem subsidiado os mais variados agentes atuantes na área, na avaliação e formulação de políticas e programas.

OBJETIVOS

Avaliar o comportamento das variáveis relacionadas ao empreendedorismo no Brasil, levantando informações sobre os indicadores e fatores intervenientes nessa dinâmica, com vistas a gerar elementos para orientar e influenciar programas, políticas e ações institucionais de natureza pública ou privada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Levantar informações sobre o comportamento empreendedor da força de trabalho no Brasil, estabelecendo a possibilidade de comparação com o comportamento deste fenômeno nos demais países participantes do GEM;

• Disponibilizar as informações obtidas ao maior número possível de pessoas;

• Obter uma melhor compreensão do fenômeno empreendedor no país e sua importância no crescimento econômico e na geração de empregos;

• Mostrar as condições que favorecem ou dificultam a abertura e manutenção de novos negócios no país;

• Subsidiar a formulação de políticas e programas adaptados à realidade do empreendedor;

• Possibilitar a adequação e o desenho de programas de capacitação e formação do empreendedor;

• Comparar as informações brasileiras com as dos demais países participantes do consórcio.

Segmentos direta e indiretamente beneficiados pelo Projeto GEM

• Formuladores de políticas públicas;

• Executivos de Agências de Desenvolvimento;

• Gestores de programas voltados ao empreendedorismo;

• Gestores e profissionais de organizações voltadas à promoção do empreendedorismo;

• Pesquisadores, educadores e professores de empreendedorismo de todas as categorias de ensino;

• Empreendedores.

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