capa-pod

Mudanças Inspiradas na Inovação em uma Economia e Ecologia de Fortalezas

Esta nova teoria é apresentada como uma ruptura radical das abordagens que têm surgido para dominar o campo de desenvolvimento organizacional e gestão de mudanças.
O Desenvolvimento Organizacional Positivo (ou POD, na sigla em inglês) é baseado na abordagem pioneira do Professor David Cooperrider e sua equipe na Weatherhead School of Management, da CASE Western Reserve University.
Nesta abordagem, Cooperrider nos convida a imaginar um cenário em que organizações, comunidades e negócios são pensados não apenas para empregar as mais valiosas fortalezas de cada ator, mas que são também orientados para conectar e ampliar as forças reverberantes do todo, gerando uma formidável energia transformadora. O resultado são negócios em sintonia com as aspirações da organização, de seus stakeholders e da sociedade como um todo.

A Weatherhead tem consistentemente se mantido nos rankings globais como a escola de maior destaque no campo do Desenvolvimento Organizacional, área de especialidade de Cooperrider e seus colegas da academia. E é com o apoio dessa renomada instituição que estamos no IBQP finalizando os estudos para o lançamento do POD Brazil, um centro de fomento à capacitação e treinamento ligados ao Desenvolvimento Organizacional Positivo*.

Considero extremamente oportuno que empresas, profissionais e universidades no Brasil descubram a relevância e importância desta área para o seu desenvolvimento e poder de influência. Vale, portanto, buscar mais informações sobre o assunto e, assim, já se colocar à frente de uma nova onda de conhecimento, de um novo modelo de gestão que impulsionará pessoas e organizações, levando o país para novos patamares e ampliada participação no contexto global das nações.

* Os campos convergentes que formam a teoria e prática do IPOD são: Investigação Apreciativa, Pesquisas no Campo de Organizações Positivas, Psicologia Positiva, Teoria do Design e o Crescimento de Empresas Sustentáveis.

Rodrigo C. da Rocha Loures
Graduado pela EAESP-FGV, cofundador da Nutrimental, a partir de 1997 passou a dar foco ao desenvolvimento de uma cultura de Learning Organization, alavancada pela aplicação sistemática da metodologia do Appreciative Inquiry. De 2003 a 2011 foi presidente da Federação das Industrias do Paraná e do Conselho de Política Industrial da CNI. Atualmente preside o Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP e o CONIC – Conselho de Inovação e Competitividade da FIESP. – E-mail: rloures@terra.com.br

  Copyright © IBQP - Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade 2024